o ceramista
Olá. Eu sou o Leonardo Baruk.
A minha paixão pela arte começou na minha infância. Ficava observando e ajudando minha mãe a fazer trabalhos manuais. Percebia que aquelas atividades me faziam bem. Mas o meu contato com o universo da cerâmica aconteceu bem mais tarde, em um período sabático, onde visitando um atelier de cerâmica em Genebra-Suíça fui tocado pelas formas, texturas e cores.
De volta para casa, tive a oportunidade de fazer aulas de cerâmica com as professoras Hideko Honma e Regina Esher. Nessa época, minha atividade profissional era na área de tecnologia da informação, que é minha formação acadêmica.
Depois de dois anos praticando como hobby decidi abrir meu próprio atelier. A contemplação do momento presente e a experiência de estar em contato com os elementos terra, água, fogo e ar, forjaram o que hoje vem a ser o meu caminho.
Foi moldando a argila como ceramista e ensinando esta arte que descobri outra vocação: a de professor. Hoje, a considero como um dharma, pois poder transmitir meu conhecimento aos meus alunos, adquiriu um significado maior, tornou-se um propósito de vida fazê-los encontrar na arte a si mesmos.
E assim, a minha essência vai se revelando e minha história sendo construída durante todo o processo de desenvolvimento e criação de peças únicas e na transferência do meu conhecimento.
A vivência com a cerâmica propicia conhecer genuinamente o poder de criação e realização!
Faço um convite a você: venha descobrir que a criação se encontra no seu verdadeiro íntimo, aguardando serenamente algo lhe tocar.
coleção CICATRIZ
CERÂMICA COM PROPÓSITO - EDIÇÃO LIMITADA
Foi no caminho sinuoso da vida que o meu processo de superação das dores emocionais foi se instalando.
Percebi que havia em mim um desejo inquietante de superar a dor. Que sentimentos como mágoa, ressentimentos e falta de perdão escureciam a minha alma e, consequentemente, a minha vida.
Mas aprendi.
Transformei a couraça que usava para disfarçá-la e me proteger em delicadas tramas de couro.
Aprendi a caminhar no fluxo tortuoso da vida, nas curvas inesperadas das quais não controlamos.
Aprendi que precisava deixar ir e abrir espaço para o novo dentro de mim.
E assim foi. Criando e modelando a argila, ponto por ponto, fui costurando, unindo o que havia se quebrado em mim. Ao final, a grata surpresa: descobri que eu estava renascendo, gerando novas possibilidades, novos caminhos do qual a delicadeza da costura era mais importante e significativa do que a dor em si.
A coleção “ Cicatriz” é o resultado deste processo de fusão de materiais e sentimentos.
Dedico esta arte a todos aqueles que queiram ressignificar a sua cicatriz.
A todos aqueles que precisam e desejam manter à vista a lembrança da beleza de cada vitória sem jamais querer esconder as marcas do aprendizado.
Aceite-se e voe. Voe alto com o novo você!
Texto por Laura S. Arruda